quarta-feira, 15 de setembro de 2010

6o. Encontro Anual da ANDHEP

Reproduzindo o texto do site, disponível em: http://www.andhep2010.sinteseeventos.com.br/

A Educação em Direitos Humanos

A ANDHEP é uma associação de pós-graduação em direitos humanos que reúne pesquisadores e entidades de todo o Brasil. Juntamente com seus parceiros tem interesse em discutir e aprofundar o papel da educação superior e, especialmente, da pós-graduação em direitos humanos, para articular e fortalecer redes de conhecimento existentes e criar novas, tanto no Brasil quanto no exterior. Exatamente por isso, a tarefa da ANDHEP é construir elos e favorecer o processo de construção contínuo do conhecimento, à luz de diversos desafios da vida democrática contemporânea, dentro da proposta de tornar possível o compromisso com a disseminação de atividades de educação em direitos humanos no âmbito da educação superior.

Cidades, Direitos Humanos e Desenvolvimento
O tema das cidades ocupa a agenda das preocupações sociais, econômicas, culturais e ambientais, revelando-se como um campo instigante e absolutamente desafiador para a reflexão em direitos humanos.

Oportunizar o tema das cidades no programa geral do evento destacando os desafios de inclusão e as múltiplas dimensões de desenvolvimento presentes neste debate, no contexto de comemoração dos 50 anos de Brasília, é valer-se de uma oportunidade histórica para converter a celebração em reflexão.

Por isso, o programa do evento estabelece uma tensão propositada entre três elementos que têm grande peso nas sociedades modernas: cidades, direitos humanos e desenvolvimento. Trata-se, com isso, de pensar o potencial e os limites das cidades para a construção de um projeto nacional de desenvolvimento que seja sustentável, inclusivo e promotor da plena realização humana, abrindo-se o debate para um quadro amplo de análises sobre a organização da vida social e sua relação com o território e o meio ambiente.

Os objetivos do 6º Encontro são:


• Aprofundar discussões sobre educação e metodologia em/para direitos humanos.
• Fomentar o debate sobre o papel da educação superior em direitos humanos.
• Promover a articulação e a integração de experiências em direitos humanos.
• Fortalecer o papel político e institucional da pós-graduação em direitos humanos no Brasil.
• Incentivar o caráter transdisciplinar da pesquisa em direitos humanos.

Nenhum comentário: