sábado, 27 de agosto de 2011

Uma semana muito densa...

Terminei mais uma semana de aulas propedêuticas, todas elas dirigidas, talvez, a uma árdua aventura quixotesca de desmistificar uma densa rede de epopeias a sustentar um senso comum que invade a academia... o senso comum da superficialidade na crítica do mundo e da vida, sobretudo, do direito penal e, mais ainda, das penas e do sistema penitenciário.

O campo jurídico não tem uma tradição - muito menos treinamento - em pesquisa empírica e, com isso, muito do que se afirma em sala de aula - de maneira incauta e desadvertida - ecoa como reprodução de uma lógica perversa de repetição dos editoriais levianos que a mídia comprometida irradia por aí.

O que chama a atenção nas falas recorrentes reflete a ausência de um corpus específico que contemple a pesquisa de campo, e não apenas se prevaleça de alguns dados quantitativos, recortados de seus contextos e apenas utilizados para reforço argumentativo (ou retórico) nas “teses” elaboradas pelos pesquisadores na área jurídica, beirando o impressionismo...

Nenhum comentário: