quarta-feira, 7 de abril de 2010

O que pesquisar?



O que é um tema?
Sobretudo, uma restrição, dentro de um Universo, de um assunto, uma questão a ser resolvida na pesquisa, um assunto a ser enfrentado.

Segundo Welber Barral trata-se de uma afirmação relacionada a determinado objeto de análise (2007, p. 29), foco de atenção do pesquisador. A escolha do tema envolve alguns procedimentos, coçmeçando por uma eliminação (dentre várias possibilidades, determinados assuntos), priorização de assuntos que, no entender do pesquisador, mereçam maior destaque, delimitação (consistente na seleção de um tópico ou de uma parte a ser abordada em relação a vários aspectos, dentre eles, a questão do tempo e espaço, abordagem psicológica, econômica, jurídica etc.

Como escolher um tema? Não existe uma receita. Pode vir desde uma abstração, ou, ainda, de uma escolha dentro da prática de atividades do pesquisador. Todos meus temas (mestrado, doutorado) vieram da minha experienciação como advogada militante nos nichos das camadas populares, principalmente nos Juizados. Não conseguiria conceber uma pesquisa em que eu nao estivesse ali, como observadora e ativista.

Muito se critica em relação a isso, mas, enfim, não me importa, porque separo neutralidade de imparcialidade. Não sou neutra porque trago a matiz de minha vivência plasmada na opção política dentro do Direito. Porém, tendo a ser imparcial quando submeto minha lente ao crivo de outras possibilidades de leitura. Acho mais honesto.

Um comentário:

Patrícia Canêdo - alves.patriciacanedo@yahoo.com.br disse...

Meu Deus não acredito!!
Como estou feliz com essas informações pois estou desenvolvendo um projeto de Pós-graduação em Direito do Estado e estou um pouco perdida no desenrolar da pesquisa. Vai me ajudar muito! Estava esperando por essas informações.
Obrigada Alê!!

Bjs...