sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Textos e posts interessantes sobre democracia, republicanismo e federalismo

Estou postando um texto que julgo "enxuto" em termos de dinâmica histórica sobre a diferença entre as categorias "democracia" e "república". Trata-se do texto de Stephen Kanitz, sob o título Somos de Fato uma Democracia?, disponível em http://www.kanitz.com.br/veja/democracia.asp.

O que acho interessante observar no post não é tanto a perspectiva de crítica à democracia republicana (essa é a dúvida do autor em relação ao Brasil), porque os argumentos não foram exauridos (são reflexões), mas a distinção em termos de representatividade no exercício do poder, marca de nuance entre democracia e república, segundo ele: " Numa democracia, em seu conceito antigo, todos os cidadãos decidiam todas as questões de Estado, 100%. Numa República, a decisão coletiva foi reduzida a menos de 1%, resumida no único ato de eleger um representante que votará todo o resto em nosso nome. Numa democracia você decide tudo, numa República você só vota a cada quatro anos. Seu representante decide tudo em seu nome. Nem tivemos o direito de aprovar, por plebiscito, a Constituição de 1988.

A outra sugestão de leitura diz respeito às diferenças entre o federalismo estadunidense e o brasileiro, a partir do texto do professor Marcelo Simões Reis, sob o título O federalismo no Brasil e nos Estados Unidos: um estudo comparado numa abordagem histórica, disponível no http://www.uniceub.br/revistamestrado/pdf/Artigo%20Marcelo%20Simoes%20dos%20Reis.pdf.

Dica de final de semana...

2 comentários:

Unknown disse...

Fessora...texto muito bom, fiz a leitura completa do: Stephen Kanitz. Concordo plenamente com ele.

Abraços

TOM DE BRITO

Alessandra de La Vega Miranda disse...

Legal, Tom, sua perspectiva em relação aos textos. Você concordou em algum ponto específico? Qual?

= )