sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Pluralismos e cautelas...

O pluralismo em Dworkin, Rawls e Larmore parte do consenso em torno da “diversidade de concepção individuais acerca da vida digna”, enquanto que para Taylor e Walzer trata-se de “multiplicidade de identidades sociais, específicas culturalmente e únicas do ponto de vista histórico”.

Muito importante fazer a leitura dos referenciais teóricos usados por Gisele a partir de uma crítica aos modelos liberais - Estado não intervencionista - tendo em vista que o aporte teórico contextualizado em leituras alienígenas pode dar a falsa sensação de condicionamento de nossa realidade interpretativa a partir de modelos de Estados que, segundo Dussel, foram "colonizadores" de conhecimento.

Outra ressalva importante diz respeito ao olho anacrônico sobre a história do constitucionalismo. O que seria o olhar anacrônico? Simplesmente observar da posição em que se encontra, o passado cronológico do constitucionalismo interno ou estrangeiro para, daí, num retorno, trazer substrato de interpretação dotado de estaticidade.

Nenhum comentário: